Storyboards


Oi! Para minha primeira postagem aqui no Anamour, pensei em falar sobre algo que, de certo modo, sirva para que você me conheça melhor sem que eu tenha que fazer um daqueles textos do tipo "quem sou eu". Mas mudei de ideia e lembrei de um tema que estou conhecendo melhor na faculdade e que é inerente ao que eu mais falo e pesquiso todos os dias, o Cinema. Compartilharei com você um pouco do que eu sei sobre Storyboards

Storyboards são ilustrações feitas durante a pré-produção da maioria das obras audiovisuais a fim de prever as cenas que serão filmadas. Com base no roteiro de tais produções, um profissional elabora desenhos muito semelhantes aos de uma revista em quadrinhos, em que se pode ver como deverão ser os ângulos de filmagem, os movimentos das câmeras, a expressão dos personagens, etc. É claro que muitas coisas podem mudar durante as gravações, mas, tendo em mãos uma prévia do que se deseja fazer, é muito mais fácil não perder o rumo quando o trabalho está em fase de produção.

Dependendo do talento do diretor para o desenho, ele próprio assume a tarefa de passar para o papel aquilo que ele tem em mente - como fez o Peter Jackson em O Senhor dos Anéis. Em outros casos, a tarefa é delegada a ilustradores especializados ou até mesmo artistas. Alguns storyboards, a propósito, são verdadeiras obras de arte - Kurosawa, estou falando com você, meu amigo!

Storyboard elaborado pelo diretor Akira Kurosawa para o filme Ran

Com o passar do tempo e o aprimoramento da tecnologia, foram desenvolvidas outras técnicas de pré-visualização de como será o filme depois de pronto. Os storyboards passaram, então, a dividir espaço com criações em animação 3D, por exemplo. Com essa técnica, é possível chegar ainda mais perto do que se propõe a fazer quando as câmeras são ligadas. A escolha pelo modo mais tradicional ou pela versão high-tech dos storyboards depende muito do tipo de filme que está sendo feito e das preferências do diretor e sua equipe.

Quer entender melhor o que eu estou falando? Dá uma olhada neste Tumblr, e neste também.

Comentários

  1. Que legal, eu nunca ouvi falar desses ''Storyboards'' mas tem todo o sentido né, ninguém sai de casa para gravar um filme sem ter uma previa do que ele quer, achei muito legal, e também tem uma junção com quadrinhos, que amo <3 haha!

    Abraços, e continue com post's assim de curiosidades, eu pelo menos amo :)

    www.oidezoito.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Nossa, gostei muito do que li aqui. Gostei da forma como você escreve: é tudo muito claro e de fácil assimilação. Gostei do tema abordado. Nunca vi nenhum blog falando sobre isso e achei o tema muito interessante. Continue com posts desse tipo que é certeza que continuarei visitando para saber o que você anda postando por aqui.
    Gema de Ovo | Decoração, DIY & Ilustração

    ResponderExcluir

Postar um comentário

back to top