As Ilustras de Malena Flores + Entrevista


Venho muito feliz apresentar para todos que ainda não conhecem, o trabalho da Malena Flores. Jovem de fé, linda, baiana e cheia de criatividade. Conheci as ilustrações da Malena bem na época em que estava finalizando os detalhes visuais para o blog. Navegando pelo tumblr, uma amiga me mandou o link de um desenho dela e pirei. Para sorte a imagem estava com os direitos autorais aí ficou fácil encontra-la. Entrei em contato logo depois e conseguimos unir nossas ideias. O resultado? Se você ainda não percebeu ela é a criadora do banner lindo aqui do blog.

A primeira coisa que notei ao ver seu portfolio foi a maneira como os desenhos me passavam uma sensação de delicadeza e amor, sabe? O carinho e amor que ela dedica ao seu trabalho ficam evidentes em suas criações. E eu só de acompanhar de "fora" percebo que toda essa simplicidade e carinho vem rendendo bons frutos.
A relação que ela tem os clientes não fica só naquela troca formal de e-mails, ela acaba se tornando uma amiga. Atenciosa como sempre, ela topou participar de uma entrevista aqui para o blog!

© Malena Flores - Todos os direitos reservados






Nome, naturalidade e idade. 
Malena: Malena Flores. Nasci e moro no interior da Bahia e tenho 19 anos.

Está estudando atualmente? 
Malena: Sim, atualmente curso Pedagogia. Na realidade nunca foi o curso que eu sonhei e planejei. Como moro em uma pequena cidade do interior da Bahia, os cursos oferecidos dependem bastante dos grupos de alunos e dependem da renda financeira de cada indivíduo. Venho de uma família humilde. Não podemos (financeiramente) viajar para estudar em outra cidade ou algo do gênero para cursar, talvez, um curso que seja realmente da minha escolha. Na realidade mesmo eu sempre sonhei em cursar Letras (com opção para inglês). Sempre fui fascinada por esta língua e tinha/tenho bastante facilidade para entender e traduzir. Quando as pessoas me perguntavam qual carreira profissional eu queria seguir a resposta era firme: “- Quero ser tradutora e intérprete”. No início de 2011 fui inscrita em um curso, porém, por falta de alunos que tivessem a mesma escolha que eu, concluiu que a turma não foi fechada.

Eu sempre fui “nerd” de comer livros - eu chorava para não perder um dia de aula (sem exageros). Fiquei frustrada por não poder cursar o que eu estava almejando há tempos. Meu pai resolveu me deixar “de molho” durante todo o ano de 2011 para que eu descansasse os “neurônios”. Fiquei 2011 inteiro sem estudar.

No início de 2012 uma turma estava sendo formada para cursar Pedagogia. Como eu não queria ficar mais um ano sem estudar fiz a prova, passei e estou nesta caminhada até hoje. Minha visão por este curso mudou desde o primeiro dia de aula. Fui sendo cativada e estou gostando dos resultados. Enfim. Deus me pôs aqui e estou aproveitando esta oportunidade!

Imagino que desde pequena você está ligada a desenhos e a arte, seja ela em qualquer forma. Mas qual foi o momento que ajudou a decidir que queria a área como profissão? 
Malena: Sim! :) O momento em que ajudou a decidir, digamos assim, foi neste período de 2011 que passei sem estudar. Foi quando eu dediquei o meu tempo mais para os meus desenhos que antes só eram feitos em fins de semana ou de mês em mês.

Não pensei que eu chegaria até aqui em tão pouco tempo. A internet ajudou bastante a divulgar o meu trabalho. As pessoas começaram a conhecer a minha arte e sucessoriamente solicitavam algumas coisas para elas ou para presentearem alguém. As solicitações começaram a crescer até que chegou a um ponto que eu pensei: “- E não é que dá certo mesmo?” rs.


Foi meio que sem querer e meio que um empurrão do Verdadeiro Artista (Deus).

Qual foi a sua inspiração para se tornar ilustradora? 
Malena: Não sei dizer o qual foi a minha inspiração. Acredito que Deus me dotou de talentos e que eu não podia guardar isso só para mim, seria uma atitude egoísta. Tem uma frase do Jean Haberman que talvez responda a esta pergunta de uma forma mais coerente do que a minha própria explicação: “Não vou mais menosprezar o que tenho, os meus dons e talentos, por menores que sejam, podem e serão usados para a glória do Senhor.”

Acompanha muitos trabalhos de artistas? Quais são os seus favoritos? 
Malena: Acompanho sim! É uma delícia ver as artes das outras pessoas. É uma pena eu não saber o nome (eu não decorei ainda) da maioria deles. Eu me lembro do artista pela arte e esqueço-me de lembrar o nome. É vergonhoso isso, mas fazer o que, né? Rs. 

Músicas te inspiram a produzir? Se sim, o que costuma ouvir na criação? 
Malena: Sim, totalmente! Eu costumo ouvir músicas que tenham alguma relação ao que eu estou criando. Por exemplo, quando faço ilustrações para Save The Dates (que são para noivos) eu procuro ouvir algumas mixtapes que tenho no meu PC. 

Quais suas expectativas e projetos para o resto desse ano? 
Malena: Para este ano tem a chegada de quatro cadernos que ilustrei com a Angrécia Santos (minha amigona e irmã de fé) e mimos que estou trabalhando com a Marcela Taís. Se for da vontade do Senhor Deus, irei fazer agendas com minhas ilustrações (independente) e artigos de papelaria para as meninas e os meninos. Tenho projetos com ilustrações livres para fazer em camisetas e estou sonhando e tentando realizar mais coisas legais também.

Para aqueles que querem seguir a mesma área, você poderia dar alguma dica?
Malena: É até clichê o que irei dizer, mas é o essencial: desenhe, desenhe, desenhe, desenhe e desenhe todos os dias e reserve um tempo só para fazer isso. Às vezes dá preguiça, mas esteja sempre desenhando. Compartilhe também os seus desenhos com outras pessoas e nas redes sociais. É uma forma importante de você “divulgar” o seu trabalho e de expor ele para as outras pessoas. Seja curioso (a) e esteja sempre pesquisando ou vendo coisas da área em todos os meios de comunicação que ofereçam isso. 

Aah, quero agradecer pelo carinho enorme da Ana Carvalho (que é um amor de pessoa) e que me convidou para responder estas perguntinhas. Foi um prazer, flor.

xoxo



Linda! Obrigada por abrir mão do seu tempo e permitir que te conhecêssemos melhor.
Que Deus esteja sempre no seu caminho abençoando sua jornada, seja ela como pedagoga ou ilustradora; e que Ele continue abrindo as portas para você.
Espero que vocês tenham gostado. Não perca mais tempo, vá correndo conferir todos os desenhos dessa fofa. Admirem, amem, acompanhe ou encomende um trabalho ; )
Ah, você pode encontrar a Malena aqui:
♥ Facebook
♥ Site
♥ Portfolio
♥ malenaportfolio@hotmail.com

Comentários

  1. Parabéns Malena !! Lindas as suas ilustrações, sucesso sempre!E ao blog parabéns pela entrevista.

    minhaladainha.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Malena é maravilhosa! Uma inspiração pra mim! <3

    ResponderExcluir
  3. Que linda!! Adorei a entrevista, super fofa.. além de muito talentosa. ;-)

    ResponderExcluir

Postar um comentário

back to top