Faça um projeto fotográfico em 2013.


Tem um bom tempo que eu quero iniciar o meu projeto fotográfico. Mas sempre acabava enrolando.
Li tantas coisas legais que me motivaram a engatar o meu, que dessa vez não vou deixar passar. A Thamy mesmo começou o dela e me empolgou. O legal de fazer um projeto é que você vai usar uma ideia para mostrar o que sempre quis -ou simplesmente o que quer do momento. Só que ao contrario das fotos que a gente tira "por tirar" e olhe lá quando lembra que tem uma câmera, a intenção é manter uma certa ordem e prosseguir com a ideia até o fim. Afinal é o seu olhar que vai ta contando essa memória/história. Apesar de ser uma tag fácil de encontrar na internet, eu trouxe algumas ideias pra facilitar e quem sabe estimula-las também.

Projeto 50.
Vou começar pela ideia que eu adotei . Pra quem tem uma câmera DLSR vai curtir. Achei bastante interessante e até então não visto nada como esse. A ideia é a seguinte: você vai fotografar 50 fotos, durante 50 dias utilizando a  lente 50mm. Como é uma lente fixa vai ser ótimo pra praticar e deixar um pouco de lado os excessos do zoom.

1 dia na vida.
Esse é bem simples. Você vai fotografar por completo qualquer dia da sua vida. Com detalhes. Por exemplo, aproveite ocasiões que contam um dia que vá ter uma festa, uma viagem, um dia de trabalho. Enfim, qualquer coisa mesmo. Não se limite.

365 days.
Uma foto por dia até completar um ano. É importante que você poste a foto que realmente foi tirada no dia. Bem extenso e pede que você realmente se empenhe. Sempre quis fazer e quem sabe depois eu começo também.

52 weeks.
Aqui você vai tirar uma foto por semana até completar 52 semanas. Pra quem gosta da ideia de guardar o ano inteiro, essa ideia é mais pratica e simples do que o projeto anterior. Você pode escolher um tema se quiser e também estipular um dia para publicação das fotos.

Desafio dos 30 dias.
Você estabelece 30 assuntos que quer fotografar em 30 dias. Fiz a minha versão da nota de desafios pra vocês. Na realidade só traduzi os desafios sugeridos.


Escolha uma ideia que se identifique e não se limite ao você lê na internet nem aos seus materiais. Use a criatividade e desenvolva o que quiser. Use os meios que você pode e acha melhor para fotografar. Não escolha temas complicados se acha que vai ter dificuldade de continuar na metade, o legal é ver o resultado final. Crie uma história você também.
Beijos.

Comentários

  1. É uma otima ideia fazer uma lista de desafios.
    Eu comecei o ano com o projeto 52 weeks.
    Boa sorte com seus projetos!
    Beijinhus
    http://honey-pixel.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quero muito fazer o 52 weeks também. Falta coragem hahaha
      Beijos Jessica

      Excluir
  2. Ainda estou indecisa em qual projeto irei entrar, mais este ano, pretendo fazer vários *-* Adorei as dicas flor

    princesanegraa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Estava super afim de começar um projeto fotográfico, mas sempre achei que minha câmera limitava muito as coisas. Agora, depois de ver muitos blogs de fotografia e flickrs inspiradores, comecei a explorar mais a minha compacta. Vou fazer esse de 30 dias e ver o que acontece hahaha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso Lígia, não se limita não. Deixa a inspiração bater e tire fotos lindas com sua câmera.
      Até mais flor. Beijos.

      Excluir
  4. Oiii Ana! Acabei de descobrir o seu blog e, MEU DEUS! quanta coisa linda!
    ~~~preciso falar~~~ amei o seu cabelo!!! Favoritei seu blog porque eu realmente estou MUITO apaixonada!
    Sobre os projetos fotográficos, meu sonho é participar do 365 days mas as vezes minha mãe inventa de viajar pra uns lugares no meio do nada que não tem nem sinal pra telefone, imagina internet! Já faz uns 3 anos que quero participar mas morro de medo de não cumprir.
    Comecei com outras 2 amigas blogueiras um projeto que a gente tira fotos baseadas em músicas que a gente gosta. Legal, né?!
    Então, gostei desse "desafio dos 30 dias". estou pensando em fazer em Março. Mas ainda não tenho certeza. De qualquer forma eu salvei a imagem e caso eu faça mesmo, pode deixar que não vou esquecer de colocar os créditos no meu blog!
    Beijos e sucesso com tudo!
    http://bolasdemeia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. To na mesma, tenho medo de não cumprir. Tenho vontade de fazer tudo, que às vezes acabo não fazendo nada ;P Mas se for só por causa da net, tu tira as fotos normalmente e quanto der pra atualizar tu posta as fotos referente ao dia.
      Adorei a ideia, quero saber mais sobre esse projeto de vocês. Me conta depois?
      Ai fiquei muito feliz com esse carinho. Obrigada de coração mesmo Ana.
      Beijos, sinta-se em casa <3

      Excluir
  5. Eu amei esse desafio, mas não participo. mas tenho uma amiga, que está participando, a Juliane Bastos, ela é MARAVILHOSA!
    Uma outra vez, quem sabe eu entro nessa arte tão linda que me encanta!
    Beijo Ana *-*

    ResponderExcluir
  6. Que demais, Ana! Fico muito feliz que tenha se inspirado pra também começar projetos fotográficos.
    Como, pra mim, o 52 Weeks já tem sido um baita desafio, preferi não arriscar algo diário, mas acho o máximo esse com temas pras fotos. Um dia ainda participo!

    www.tocadathamy.com

    Beijos! ^^

    ResponderExcluir
  7. Oi Ana,estou adorando seus posts e projeto fotográfico já está nas minhas metas hahaha
    Repassei uma Tag a você,fique a vontade se quiser responder :))
    Segue o link: http://cami-lices.blogspot.com.br/2013/01/curiosidades-sanadas.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eba, obrigada!
      Que bom que está gostando Camila. Até a próxima
      Beijão

      Excluir
  8. Que arrazo seu blog lindona ;)
    Dá uma passadinha no meu quando der,
    bisou ;*
    http://isabellalessa.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gosta Isabella! Sinta-se em casa viu.
      Beijos

      Excluir
  9. Seu blog é lindo, gente *--* Muito legal esse projeto fotográfico, eu nunca consigo terminar nenhum projeto ahahah boa sorte no seu.
    bjs
    naquelemomentoeujuro.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. huahuaa eu também não conseguia, mas dessa vez não passa!
      Obrigada Amanda. Sinta-se em casa
      Beijos

      Excluir
  10. Respostas
    1. Sim, são todas minhas. Amo a olympus, ótimos momentos com ela =)
      Beijos

      Excluir
    2. ahh eu comprei uma também, mas eu estou com probleminhas que talvez você possa me ajudar hehehe
      Quando você bate uma fota faz algum barulho? Sei lá, um click ou qualquer outro tipo? Porque eu bato as minhas, o contador não se mexe, mas o obturador afunda normal. Você poderia me ajudar?

      obrigada desde já e eu vou usar seu projeto como base, pode deixar que vou deixar o link e tudo certinho pra cá (:

      Excluir
    3. A minha olympus (na verdade herança da mãe hehe) ela faz um click-zão quando bate sim. Não tive esse problema com a Trip, mas o que pode tá acontecendo é o seguinte: o carretel pode não está puxando o rolinho do filme; ou sabe aquela parte para prender o começo do rolo do filme pode estar sem os "dentinhos" que segura o rolo e com isso não está contando o filme... Mas assim, isso na pior das hipóteses.
      Termina de bater seu filme normalmente. Se o filme estiver rolando direitinho, quando acabar a última pose ele não vai fazer mais o "click-zão" alto. Você vai saber quando o filme acabou. Rebobine normalmente o rolo, e coloca pra revelar. Quando você for na loja de revelação pede pra pessoa dar uma olhadinha interna e ver se tá ok. Aí quando tiver sem o filme, aperte o click e note se o contador vai andar ou vai continuar parado.

      Ufa, acabou hauhaua!
      Acho que é isso. Depois me conta Lígia.

      Excluir
    4. AI a minha não faz barulho O: já estou em pânico, pensei que fosse alguma configuração estranha que tava fazendo isso hahahaha Vou ver se consigo terminar esse filme e qualquer coisa levo na loja, já que ta na garantia :/ Obrigada pelas dicas, conto sim claro (:

      beijos!

      Excluir
    5. Então pode ser que o filme não ta rodando mesmo, por isso não ta fazendo o barulho, porque não está "rodando". Faz assim ó, vai numa sala escura (tem que estar totalmente preta mesmo), e tenta abrir a camera e veja se o filme tá preso certinho.

      Excluir
    6. Hm arriscado isso hahaha mas valeu mesmo assim, muito obrigada (:

      Excluir
  11. 1 Dia na vida eu achei bem interessante, talvez eu faça (se tiver coragem de mostrar meu dia monótono) eu criei um projeto não tão criativo talvez até já exista (embora eu nunca tenha visto) #Detalhes, uma série de fotos mensais sobre pedaçinhos de alguma coisa, o primeiro post do projeto foi sobre ~pés~ notei que sempre tiro foto dos pés das pessoas (sei lá eu acho que amo sapatos na verdade) Talvez tu goste da ideia, post aqui (http://365diasdefrio.blogspot.com.br/2015/03/projeto-fotografico-detalhes.html)

    Cheguei aqui por indicação no blog Danielices, adorei esse blog e teu cabelão cacheado <3
    Beijos!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

back to top