Conexão Cultura Brasil #intercâmbios


Em julho do ano passado foi lançado o edital do programa Conexão Cultura Brasil. O programa é uma parceria entre o Ministério da Cultura, Ministério da Educação e Ministério de Relações Exteriores; proporcionando a presença de artistas e empreendedores brasileiros em atividades culturais. O Conexão Cultura Brasil Intercâmbios abriu a oportunidade para cerca de 400 pessoas estudarem no exterior e no Brasil, entre novembro de 2014 e março de 2015.

Minha área foi contemplada (Artes Visuais) e decidi tentar. Fiquei meses me dedicando e priorizando este edital. Escrevi minha proposta cultural e a enviei em novembro. Depois de todo aquele tempo ansioso de espera, o resultado saiu no final de dezembro. Para minha surpresa, minha proposta tinha sido selecionada e transformada em projeto cultural. Yay!
Museo Nacional de Bellas Artes, Santiago, CL.

O objetivo do meu projeto era entrar em contato direto com instituições e artistas estrangeiros, afim de difundir as culturas, estudos e técnicas de fotografia aumentando o conteúdo didático; de forma a ser aplicado como projeto de extensão para alunos da rede pública na minha cidade, para que crianças possam ter contato com formas de expressões e linguagens artísticas.

Fiquei um mês no Chile. Tive a oportunidade de estudar no FotoCineClub, conhecer novos artistas incríveis, aprender um turbilhão de coisas novas -na minha área de trabalho e na vida- além de viver uma experiência totalmente nova.

Os profissionais de áreas que não são atendidas pelo Ciência Sem Fronteias, "sofrem" um pouco com isso. É sempre bom ficar atento porque na maioria das vezes quando sai um edital,  ele é pouco divulgado. A própria página do MinC é sempre atualizada com notícias e oportunidades por exemplo.
Conheci um aplicativo há pouco tempo também, para facilitar muito a nossa vida. Ele localiza as principais convocatórias de editais, pós graduação, concursos e mais uma infinidade. Para várias áreas, viu gente. O app é o Bolsas Universia, tem pra Android e iOS (só clicar no nome).

 Vista de Santiago pelo Cerro Santa Lucia
Centro Cultural Gabriela Mistral, exposição Quino por Mafalda

Vocês vão acompanhar muita coisa de Santiago aqui no blog ainda. Espero que possa contribuir de alguma forma para quem pretende conhecer um pedaço daquele país maravilhoso, ou pra quem simplesmente gosta de aprender sobre outras culturas. Continue acompanhando. :)

APOIO

Comentários

  1. Que sonho *_*
    as fotos ficaram incríveis, amei o blog,
    obrigada pela visita.

    Beijão lindona
    Opinando Moda

    ResponderExcluir
  2. Parabeeeéns, nossa estaria super orgulhosa se eu fosse você! É um sonho realizado incrível, ter sua proposta selecionada e transformada em projeto cultural!

    Beijoos, Love is Colorful

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi um sonho mesmoe tudo acontecendo muito rápido. É muito gratificante Barbara *-*
      Beijos <3

      Excluir
  3. que lindas as fotos!
    tem coisa melhor que viajar?

    dramanosso.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, não tem coisa melhor né Lu.
      Obrigada. Beijos <3

      Excluir
  4. Oi Aninha! Também acabei de conhecer seu blog graças a sua visita ao meu e já me apaixonei. Lindo aqui e uma notícia linda também nesse post! Que maraviiiilha! E olha só que coincidência, acabei de voltar de uma exposição da Mafalda aqui em São Paulo! <3 Já estou ansiosa pros próximos posts!

    http://quasedemanha.com

    ResponderExcluir
  5. Adorei seu blog .. lindíssimo! E realmente o pessoal que não é aceito pelo Ciências Sem Fronteiras sofre um pouquinho e é tão importante o pessoal das artes estar em contato com outras culturas ://
    Mas fiquei super feliz de saber que você conseguiu sua oportunidade :)

    Meu Mundinho de Sofia

    ResponderExcluir

Postar um comentário

back to top